9 de novembro de 2019

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS E GESTÃO DA RIA DE AVEIRO
Tema de uma Reunião entre o MARIA e o PARTIDO LIVRE, em 09-09-2019


A análise das questões de carácter ambiental com impacto na Ria de Aveiro esteve no centro de um encontro que reuniu o cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Aveiro do LIVRE às eleições de outubro, Bernardo Marques Vidal, com o Movimento MARIA.

Realizada a pedido do partido de Rui Tavares, a reunião prolongou-se por cerca de duas horas, tendo o Movimento de Amigos da Ria de Aveiro feito uma caracterização dos problemas que, na sua perspetiva, merecem maior atenção dos decisores e dos poderes públicos.

O tema do desassoreamento e, naturalmente, a extensão das atuais obras em curso às infraestruturas e marinas dos clubes náuticos e da pesca artesanal em todo o perímetro da laguna, foi um dos assuntos abordados durante o encontro.

Também o modelo de gestão da Ria de Aveiro foi uma matéria falada no encontro, com o MARIA a considerar necessário que todos os diferentes setores e interesses presentes na laguna possam vir a estar de alguma forma representados num futuro órgão, que deverá ai da contar com a assessoria de um conselho cientifico.

O LIVRE, por sua vez, garantiu estar atento ao impacto das alterações climáticas no ecossistema da Ria de Aveiro, sublinhando que este assunto merecerá do partido uma atenção especial e prioritária na próxima legislatura, tendo em vista, nomeadamente, o Programa Quadro 20/30 da União Europeia.

No decurso da reunião, os responsáveis do Movimento entregaram ainda a Bernardo Marques Vidal uma cópia da Carta de Princípios do MARIA, onde estão fundamentados a Missão, a Visão e os Valores e onde se sublinha que o Movimento emana diretamente da sociedade civil, é independente de quaisquer poderes políticos, económicos ou religiosos e resulta da agregação voluntária de pessoas, coletividades, associações e organizações disponíveis para participar, apoiar e facilitar a discussão e reflexão de todos os temas relacionados com a Ria de Aveiro.

Participaram na reunião, em representação do LIVRE, Aurora Cerqueira, Bernardo Marques Vidal e Cristina Ramalheira e, em nome do MARIA, Acúrcio Santos, Humberto Rocha, José Miguel Castro, Paulo Ramalheira, Pedro Martins Pereira e Zélu Martins Pereira.

Sem comentários:

Enviar um comentário