24 de junho de 2015

CLINQUER – AS MEDIDAS NECESSÁRIAS























A ADIG (Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha), nas pessoas do seu Presidente Humberto Rocha e João Vilarinho teve uma reunião, na Sede da Associação, com três Administradores da Cimpor, especialmente, responsáveis pelas Operações Portuárias e movimentação de produtos. 

Foram tratados diversos aspectos essencialmente ligados ao Petcoke mas, igualmente, aproveitámos a reunião para apresentar o problema das poeiras libertadas pela movimentação do Clinquer. 

Quanto ao Petcoke foi afirmado que a barreira eólica, por nós apresentada, será construída, mas que estão a estudar qual a sua dimensão em altura e a distância a que deve ficar das pilhas do produto, garantindo que em Julho terão a decisão tomada. 

Perante a nossa insistência na urgência dessa barreira contra os ventos dominantes, que actuaria ao mesmo tempo nas poeiras do Petcoke e do Clinquer, asseguraram-nos que, até à sua implementação, iriam reforçar as medidas já adoptadas, como sejam, a utilização do canhão de água pulverizada em contínuo (quando houver movimentação do produto), o transporte em barcos mais pequenos, até 10.000 toneladas, a retirada do produto do cais num prazo mínimo, a cobertura e limpeza dos camions, a presença dum funcionário da Cimpor, a paragem imediata das cargas e descargas quando o vento estiver mais forte ( o que foi definido como quando o vento levantar poeiras). 

O Clinquer é o principal componente dos cimentos e apresenta-se, ao ar livre, com uma cor acinzentada. A sua movimentação provoca grande formação de poeiras. Chega ao Porto Comercial, preferencialmente em camions e depois é expedido em barcos. 

No caso do Clinquer, os Responsáveis da Cimpor, além de considerarem a nossa pretensão sobre a já referida barreira contra os ventos dominantes, também nos garantiram que, de imediato, iam reunir com a Socarpor e lhes indicariam medidas mitigadoras da formação de poeiras (Ex: cuidado com os baldes das gruas e das pás carregadoras), bem como parar a movimentação quando o vento estiver mais forte e der origem à formação de poeiras. 

Continuamos a seguir com muito interesse a intenção da Cimpor em reduzir ao mínimo possível a formação de poeiras e proporcionar aos Gafanhenses um ar mais puro, um ambiente mais saudável. 

HRocha

Sem comentários:

Enviar um comentário