ADIG (Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha), representada por 5 elementos, esteve a assistir à descarga de Petcoke do barco Arklow Wave, no Cais Comercial do Porto de Aveiro, no dia 16-03-2015.
Presentes, também, Directores da Cimpor e da Socarpor, bem como o Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré e as Engenheiras do Ambiente da C.M. de Ilhavo e da APA.
A Cimpor quis demonstrar como estavam a ser executadas as medidas implementadas para solucionar o problema da poluição pelo Petcoke.
Para começar, o barco era mais pequeno, sendo depositado menos produto no cais e com a promessa de que será retirado até sexta, dia 20, sendo, depois, o cais limpo dos desperdícios.
A descarga fazia-se cuidadosamente, levando o balde da grua até ao contacto com a pilha e só depois era aberto e, ao mesmo tempo, era para aí direccionado um jacto de água de alta pressão para evitar as poeiras. Simultaneamente havia um canhão de água pulverizada, a funcionar continuamente, sobre a pilha de Petcoke, evitando a dispersão de partículas.
Os camions, de imediato, eram cobertos, evitando perdas pela estrada. As rodas dos veículos serão lavadas, mas com o cuidado de evitar escorrências para a Ria.
A ADIG tem a certeza de que, se todas as manobras de carga e descarga do Petcoke, continuarem a ser feitas com os cuidados demonstrados, haverá uma melhoria substancial na qualidade de vida das populações, pelo que se congratula com a presença, desde já, dum funcionário da Cimpor em permanência, a fiscalizar todas as etapas do processo e da garantia, dada pelo Dirigente da Socarpor, de que tudo será feito para cumprir com as normas de movimentação deste tipo de produtos.
O Presidente da ADIG não pode deixar de referir que ficou mais tranquilo com as medidas adoptadas mas, voltou a lembrar que, além destas, é indispensável, para protecção da saúde e das habitações das gentes da Gafanha, a colocação duma barreira contra os ventos dominantes de Norte e Noroeste. Os Representantes da Cimpor garantiram que ia ser feita e de que estava a ser estudada a melhor forma de a executar.
A ADIG está vigilante e vai continuar a defender a Gafanha e a sua população.
Pela ADIG, os presentes:
Humberto Rocha
João Aristides Marçal
João Aristides Marçal
Maria da Graça Oliveira
João Vilarinho das Neves
Humberto Manuel VieiraJoão Vilarinho das Neves
Diário de Aveiro, noticia em 21 de Março de 2015 que a "Câmara de Aveiro vai contar com 13 novos chefes de divisão a partir de 1 de abril de 2015".
ResponderEliminarDiário de Aveiro deveria corrigir a notícia pois dos 13, 12 foram reconduzidos, portanto o texto correto deveria ser "Câmara de Aveiro vai contar com 12 velhos chefes de divisão, e um novo a partir de 1 de abril de 2015"!!!
Os chefes são os mesmos dos tempos de Gestão de Élio Maia - gestão essa tão severamente criticada pelo atual presidente da Câmara, e que agora os reconduz praticamente todos, mantendo assim uma boa parte do que foi responsável pelo que tanto criticou!
O atual presidente da Câmara tanta propaganda fez nos jornais que estava a revolucionar a organização..., mas parece que tudo está e fica na mesma! Diário de Aveiro alinhado...?!
E esta heim?! !!!