15 de dezembro de 2018



No dia 25 de Setembro de 2018 e com reforço do pedido a 28, a Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha -ADIG- enviou para a Câmara Municipal de Ílhavo, um E-mail, de que respigo o seguinte:

“Ex.mo Senhor Eng. Fernando Caçoilo, Presidente da C.M. de Ílhavo:
“…  Temos conhecimento de que o edifício do antigo Jardim de Infância da Marinha Velha, sito na Rua D. Manuel I, se encontra livre.
Sendo a ADIG uma das associações mais antigas da nossa Freguesia e das poucas que ainda não têm sede, solicitamos a cedência do imóvel ou de uma FRACÇÃO do mesmo, para tal fim.”
Pessoalmente, em 17 Novembro, no dia da inauguração da escultura da Rotunda da
Avenida dos Bacalhoeiros, voltei a lembrar, ao Presidente da Câmara, o pedido da ADIG, tendo ele dito para “eu ficar descansado que o assunto IA SER DECIDIDO na Reunião de Câmara”.

Em 19 de Novembro, passados 2 dias, recebemos a seguinte informação:
“… encarrega-me o Sr. Presidente da Câmara de informar que APÓS ANÁLISE DAS DIFERENTES SOLICITAÇÕES, FOI APROVADA POR UNANIMIDADE na última reunião do Executivo, a cedência do antigo Jardim de Infância da Marinha Velha à Associação de Surf de Aveiro.”

A ADIG nada tem contra a cedência do edifício à Associação de Surf de Aveiro mas, sim, contesta a maneira ardilosa, mentirosa, como foi induzida a tomada de decisão.

1.o - Quando falei com o Presidente da Câmara, na inauguração do Monumento da Rotunda, ele disse que “IA SER DECIDIDO NA CÂMARA”!... AFINAL JÁ TINHA SIDO DECIDIDA A CEDÊNCIA NA REUNIÃO ANTERIOR, NO DIA 15!... Mentiu e demonstrou uma lastimável falta de carácter!...

2.o - Nessa Reunião de Câmara tinha sido levado o pedido de cedência do Jardim de Infância, tendo o Presidente afirmado aos Vereadores que HAVIA UMA ASSOCIAÇÃO INTERESSADA… A Associação de Surf de Aveiro…  Omitiu os pedidos da ADIG!… Mentiu, mais uma vez, descaradamente, enganando os seus pares.

3.o – Na reunião de Câmara seguinte, confrontado pelos Vereadores pelo embuste que lhes tinha pregado e que OS LEVOU A VOTAR POR UNANIMIDADE, SEM DISCUSSÃO, a cedência à Associação de Surf, admitiu que tinha havido pedidos da ADIG, mas só levava à Câmara, o que queria, o que entendia!...

OH! SENHOR PRESIDENTE, A DEMOCRACIA TEM REGRAS! E A MENTIRA E A OCULTAÇÃO DE PROVAS NÃO FAZEM PARTE DELAS!...
 A discussão que se seguiu, na Reunião de Câmara, é do conhecimento público.

Como diriam os Psicólogos:

A DIFERENÇA ENTRE UMA MENTIRA ACONTECER NUMA PESSOA NORMAL E NUMA PESSOA COM FALTA DE CARÁTER, SERÁ A REPETIÇÃO E A NÃO CORREÇÃO DO ACTO.

Humberto Rocha




ADIG – BODAS DE PRATA

A Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha comemorou as Bodas de Prata, no dia 13 de Outubro de 2018, no Restaurante O Leão, da Gafanha da Nazaré.

Em nome da ADIG, o Presidente deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos os convivas.

Estiveram connosco antigos Presidentes da ADIG, representantes das Associações da Gafanha, Órgãos de Comunicação Social e, evidentemente, sócios.

Os Presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia, por compromissos autárquicos anteriormente assumidos, não puderam estar presentes, mas deram os parabéns e desejaram felicidades à nossa Associação.

O jantar, o corte do bolo de aniversário e os brindes foram acompanhados pela alegre música de "Os Amigos das Sextas".

Valeu bem a pena!...

Humberto Rocha

Para ver o filme click:     https://www.facebook.com/humberto.rocha.509/videos/1979448888808374/




ROMAGEM À NOSSA SENHORA DE VAGOS 2018

A ADIG -Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha- organizou, mais uma vez, a Romagem à Nossa Senhora de Vagos, no dia 5 de Outubro de 2018.

Quando chegámos, na Romagem Ciclista, perto das 11H00, já havia muitos gafanhões dentro do Tempo, em oração, que tinham ido de bicicleta ou de veículos motorizados.

A Capela, durante os cânticos, estava completamente cheia e ainda havia gente do lado de fora.

Este gesto, Romagem à Senhora de Vagos, é o preito de homenagem dos habitantes da Península da Gafanha à Senhora de Vagos e às gentes desta Terra, que em tempos remotos, desde o séc XVII, povoaram estas paragens à beira da Ria e do Atlântico. A maioria das famílias que deram vida às nossas Gafanhas são oriundas de Vagos e arredores povoando estes estéreis areais, que depois transformaram, com a ajuda do moliço, em terras férteis.

Aqui chegaram para a apanha do junco à gadanha (gadanhar o junco ou, no seu linguarejar, gafanhar o junco). E o grito, à prôa da bateira, ouvia-se longe: "vamos à gafanha do junco"! E tantas vezes o repetiram que bastava dizer: "Vamos à Gafanha"; agora com letra grande porque se transformou na Terra da Promissão…
Freguesia há pouco mais de 100 anos (1910), Vila há 49 (1969) e Cidade há 17 (2001)!... 90 anos para transformar uma Terra quase desconhecida numa Cidade!... 

Abençoadas gentes que souberam fazer da Gafanha, a Terra que é hoje...

Na Capelinha de Vagos, após a mensagem de boas-vindas do Presidente da ADIG, atuou a Tuna da Universidade Sénior, com vários cânticos, de seguida cantou a solista Alice Carlos e finalmente o Grupo LaDo Mar, com o cantor Júlio Caçoilo, que encantaram todos os gafanhões presentes. 

Todos os assistentes foram unânimes em que a Romagem decorreu o melhor possível.

No final das cerimónias, os romeiros instalaram-se no Parque de Merendas, onde teve lugar um piquenique e convívio muito agradáveis.

Para o ano há mais!...

Humberto Rocha

Para ver o filme click: https://youtu.be/Yv9k3A7GbBE