27 de setembro de 2018



ROMAGEM À NOSSA SENHORA DE VAGOS
5 DE OUTUBRO DE 2018

A ADIG (Associação para Defesa dos Interesses da Gafanha da Nazaré) promove a tradicional romagem ao santuário de Nossa Senhora de Vagos, relembrando tempos idos, em que os nossos antepassados a Ela recorriam em busca da consolação para os males que os afligiam. Como é sabido a Gafanha esteve ligada a Vagos tanto no aspecto religioso como administrativo.
São também oriundos da região de Vagos os primeiros povoadores da nossa Terra razão pela qual sempre existiu uma forte ligação afectiva entre as nossas gentes.
PROGRAMA

10H00 – Saída do Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, para quem for de bicicleta.

11H00 – Início dos cânticos dedicados a Nossa Senhora, na Capela, com o grupo de fados de Coimbra Portas d’Água e Grupo Coral da Universidade Sénior do Centro Social Paroquial Nossa Senhora de Nazaré. Não faltes, vai de bicicleta ou de carro.

12H00 – Depois dos cânticos segue-se um convívio no Parque de Merendas anexo, em que cada um desfrutará do seu farnel (ou dos amigos…) e de mais música.

Humberto Rocha


                  GOLFINHOS NA RIA DE AVEIRO


Desde há 2 meses, que ao navegar na Ria de Aveiro, no Canal dos Bacalhoeiros, na zona compreendida entre a Ilha do Rebocho e a Marina da Associação Náutica da Gafanha da Nazaré, a atenção era despertada pelo aparecimento dum golfinho (ou um mamífero da mesma espécie) próximo da embarcação.

Tentava-se filmar com o telemóvel, mas a velocidade e o aparecimento e desaparecimento brusco do golfinho, inviabilizava a gravação.

Então, no sábado, munido de máquina e com um camarada para manobrar o Nandita II, lá partimos, propositadamente, para fazer “caça videográfica” ao mamífero aquático. E depois de algum tempo às voltas, lá apareceu o cetáceo, seguiu o barco e consegui o documentário que vos apresento.

H.Rocha