30 de novembro de 2015

QUANDO SE ERRA, 
É MUITO SALUTAR CORRIGIR O ERRO


No dia 25 de Novembro deparei-me com o esgoto da EPA, que descarrega na Marina da Gafanha da Nazaré, com o aspecto que a foto documenta, pelo que alertei, telefonicamente a EPA, seguido do E'mail, que transcrevo abaixo.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

À Empresa de Pesca de Aveiro
Hoje, dia 25 Nov 2015, escorria do esgoto da EPA, que descarrega na Marina da Gafanha da Nazaré, quantidades enormes de espinhas e outros detritos orgânicos (de que anexamos 2 fotografias), que empestam de maus cheiros esta agradável zona de lazer.
As gaivotas banqueteavam-se para, de seguida, "queimarem", com os seus dejectos, as coberturas dos barcos da Marina.
A ADIG não está contra as empresas, mas não pode ignorar, nem deixa passar, as más práticas de processamento dos produtos.
Solicitamos a V. Ex.cia que tome em conta a defesa do meio ambiente nesta parcela da nossa Ria e poderá ter a certeza de que toda a população ribeirinha apreciará o vosso gesto.
Com os melhores cumprimentos
Pel'A ADIG
Humberto Rocha
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Esta manhã, 27 de Novembro, tivemos a agradável surpresa de ver que a Empresa de Pesca de Aveiro procedia à limpeza do esgoto, incluindo os detritos que estavam na Ria, o que consideramos muito positivo.
HRocha


1 de novembro de 2015

TUDO NA MESMA!... NA GAFANHA DA NAZARÉ


PASSADO QUASE MEIO ANO!...

A ADIG (Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha) teve nova reunião com o Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, no dia 19 de Outubro de 2015.

E o mais penoso é que, passado quase meio ano (a reunião anterior foi a 11 de maio) tudo continua por resolver. E a resposta continua a ser a mesma: “ que o problema está a ser estudado”, que “ainda não é o timing”!...

Há apenas um pequeno avanço no ponto 9, pois os balneários estão prontos, mas o objectivo de termos um Parque de Campismo Rural, nada.

Também quanto ao Busto do Mestre Mónica, o monumento continua sem ele, embora nos seja referido que está pronto. Só está à espera do “timing” para ser colocado!

Quanto às placas a assinalar os limites de Freguesia e a dar as boas-vindas a quem nos visita, bem como as placas toponímicas a indicar pontos de interesse da Gafanha, nada de novo…

Quanto à sinalização horizontal (faixas brancas a atravessar a estrada ou pequenas lombas) para diminuir a sinistralidade, também nada!... Só na sexta-feira, dia 16, houve 5 acidentes nos cruzamentos da nossa Terra…

Compreendemos que há assuntos que não dependem directamente da Junta de Freguesia, mas os autarcas tem a estrita obrigação de defenderem os direitos das populações e, portanto, de tudo fazerem para influenciar na resolução desses problemas.

Toda a gente vai estando farta de ouvir dizer “que está tudo em estudo”, ou que “ainda não é o timing”.

As Associações e a população em geral, ao darem conhecimento dos problemas que afligem a nossa Terra não pretendem afrontar os Poderes Locais, mas sim, serem parceiros na ajuda a resolver esses mesmos problemas.

No final da reunião entregámos o Memorando que publicamos abaixo e manifestámos o desejo de quando voltarmos à Junta de Freguesia, levarmos o propósito de dar os parabéns por, entretanto, terem sido resolvidos os problemas da nossa Gafanha.

Assim esperamos.

Pel’A ADIG
HRocha

MEMORANDO APRESENTADO À JUNTA DE FREGUESIA

Reunião JUNTA DE FREGUESIA – ADIG 19-10-2015

São passados 5 meses que a ADIG esteve na Junta de Freguesia a expor alguns problemas que afectavam a Gafanha da Nazaré. 

Continuam por resolver, pelo que voltamos a falar deles.

*******************

A ADIG apresenta os problemas que gostaria que a Junta de Freguesia solucionasse o mais rapidamente possível. Alguns assuntos não estão directamente sob a alçada da Junta de Freguesia, pelo que a ADIG solicita o seu empenho junto das Entidades competentes para a sua solução.

1. Placas nos Limites de Freguesia

2. Placas de toponímia a indicar locais ou edifícios importantes – Ex: Forte da Barra, Farol, Junta de Freguesia, GNR, Igreja Matriz e Capelas, etc

3. Colocar novo Busto do Mestre Mónica, no Monumento do Jardim da Alameda Prior Sardo

4. Lombas nos cruzamentos perigosos – Ex: Alameda Prior Sardo/Rua Gago Coutinho, Rua Prof. Maria Luz Carlos/ Rua Gago Coutinho, etc

5. Sinal de estacionamento proibido no lado Norte da Rua envolvente do Mercado

6. Estacionamentos para Motorizadas e Bicicletas – Ex: Cale-da-Vila, Igreja

7. Pugnar pela colocação de Abrigos nas Paragens de Autocarro

8. Pugnar para que a A25 passe a ser designada como Autoestrada entre Gafanha da Nazaré e Vilar Formoso, ou Barra-Vilar Formoso, pois inicia-se no Km Zero na Rotunda da Barra

9. Parque de Campismo – que futuro?

Gafanha da Nazaré, 19 de Outubro de 2015

Pel’A ADIG Humberto Rocha