A CIMPOR reuniu com a ADIG, na Gafanha da Nazaré, para debater os problemas do PETCOKE, por forma a minimizar os efeitos prejudiciais à saúde dos habitantes e à sujidade que invade as suas casas.
Na Reunião, efectuada na Junta de Freguesia, estiveram presentes pela Cimpor, quatro individualidades: o Administrador, o Responsável pelas Operações Portuárias, o Director da Fábrica de Souselas e a Técnica Ambiental
Pela ADIG, Humberto Rocha e João Vilarinho das Neves
Pela Junta da Gafanha da Nazaré, o Presidente Carlos António, uma Representante da Câmara Municipal de Ilhavo e uma Representante da Administração do Porto de Aveiro.
A deslocação da Delegação da Cimpor para dialogar connosco demonstra a justeza das nossas reivindicações e o respeito pela nossa luta, mas também, temos de reconhecê-lo, o interesse da Cimpor em resolver os problemas levantados pela movimentação do Petcoke, na nossa Terra.
A troca de impressões decorreu muito bem, comprometendo-se a Cimpor a implementar todas as medidas já descritas no Projecto de Licenciamento, bem como as que foram indicadas na Nota da Cimpor de 18-02-2015.
Como medidas adicionais, mas muito importantes são: a presença dum funcionário da Cimpor, em permanência, durante a carga e descarga, para que sejam cumpridas todas as regras do bom manuseio do produto e a garantia de que, quando o vento estiver mais forte, as operações de carga e descarga são suspensas.
O Presidente da ADIG regista com muito agrado, a disponibilidade da Cimpor para a solução deste problema, bem como ter a seu lado a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e a APA.
No final da Reunião a ADIG entregou um documento ao Senhor Administrador da Cimpor com as medidas que considera indispensáveis para minimizar os efeitos nefastos da movimentação do PETCOKE, algumas já implementadas e outras que esperamos sejam satisfeitas.
HRocha