26 de janeiro de 2019


MONTES DE CRACA OBSTAM À NAVEGAÇÃO NO CANAL DO BOCO



  


Humberto Rocha e outros elementos das duas Associações, Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré e ADIG, estiveram presentes em reuniões com Dirigentes da Capitania (dia 11), da Administração da Região Hidrográfica ARH-APA (dia 14), do Porto de Aveiro (dia 15) e da Sociedade Polis Litoral da Ria de Aveiro (dia 18).
Os assuntos tratados dizem respeito:
1. Montes de craca (nome científico Thorácica) no Canal do Boco
2. A empreitada de desassoreamento da Ria
3. Assoreamento da Entrada da Marina
4. Construção do Cais para Pescadores Profissionais.
Vamos ficar a aguardar respostas, tendo o problema dos Montes de craca sido mais debatido e levando-nos a ter a reunião com a ARH (responsável pelos canais do Boco, Mira e Ovar) e a Polis litoral da Ria de Aveiro, responsável pela empreitada de desassoreamento dos referidos canais.
Entregámos a todas as Entidades um Memorando, bem como fotos ilustrativas.
Por ser, de momento, a questão que mais aflige os pescadores e desportistas da Ria, transcrevemos o E-mail endereçado à Sociedade Polis Litoral da Ria de Aveiro, esperando uma decisão positiva para este problema.

“Na sequência da reunião na Polis Litoral, na sexta-feira, dia 18-01-2018, com o Sr. Eng. Jorge Gomes, estamos a enviar as fotos dos montes de Craca (Thoracica) localizados a sul da Ponte do Canal do Boco, na Gafanha da Nazaré.
Somos a Associação Náutica e Recreativa da Gafanha da Nazaré, com 450 associados desportistas náuticos, sita no Canal dos Bacalhoeiros (Pesca Longínqua) e que constatam as dificuldades que existem na navegação do Canal do Boco, entre as Pontes da Gafanha da Nazaré e Gafanha d’Áquem.
Já se registaram vários acidentes que, felizmente, ou por sorte, apenas causaram danos materiais.
Face ao estado em que se encontra este troço do Canal do Boco e tendo em conta que o contrato vai ser assinado em 2 de Fevereiro e depois submetido ao Tribunal de Contas, vai decorrer um tempo razoável em que esses perigos continuam, apelamos ao sentido de responsabilidade da vossa Sociedade para que, o mais breve possível, seja realizada uma balizagem da esteira navegável do Canal do Boco, prevenindo acidentes mais graves.
Pelas mesmas razões solicitamos que seja dada prioridade ao começo do desassoreamento neste Canal.
Com os melhores cumprimentos
Pel’A ANRGN, o presidente
Humberto Rocha”

Sem comentários:

Enviar um comentário