15 de dezembro de 2018


ROMAGEM À NOSSA SENHORA DE VAGOS 2018

A ADIG -Associação para a Defesa dos Interesses da Gafanha- organizou, mais uma vez, a Romagem à Nossa Senhora de Vagos, no dia 5 de Outubro de 2018.

Quando chegámos, na Romagem Ciclista, perto das 11H00, já havia muitos gafanhões dentro do Tempo, em oração, que tinham ido de bicicleta ou de veículos motorizados.

A Capela, durante os cânticos, estava completamente cheia e ainda havia gente do lado de fora.

Este gesto, Romagem à Senhora de Vagos, é o preito de homenagem dos habitantes da Península da Gafanha à Senhora de Vagos e às gentes desta Terra, que em tempos remotos, desde o séc XVII, povoaram estas paragens à beira da Ria e do Atlântico. A maioria das famílias que deram vida às nossas Gafanhas são oriundas de Vagos e arredores povoando estes estéreis areais, que depois transformaram, com a ajuda do moliço, em terras férteis.

Aqui chegaram para a apanha do junco à gadanha (gadanhar o junco ou, no seu linguarejar, gafanhar o junco). E o grito, à prôa da bateira, ouvia-se longe: "vamos à gafanha do junco"! E tantas vezes o repetiram que bastava dizer: "Vamos à Gafanha"; agora com letra grande porque se transformou na Terra da Promissão…
Freguesia há pouco mais de 100 anos (1910), Vila há 49 (1969) e Cidade há 17 (2001)!... 90 anos para transformar uma Terra quase desconhecida numa Cidade!... 

Abençoadas gentes que souberam fazer da Gafanha, a Terra que é hoje...

Na Capelinha de Vagos, após a mensagem de boas-vindas do Presidente da ADIG, atuou a Tuna da Universidade Sénior, com vários cânticos, de seguida cantou a solista Alice Carlos e finalmente o Grupo LaDo Mar, com o cantor Júlio Caçoilo, que encantaram todos os gafanhões presentes. 

Todos os assistentes foram unânimes em que a Romagem decorreu o melhor possível.

No final das cerimónias, os romeiros instalaram-se no Parque de Merendas, onde teve lugar um piquenique e convívio muito agradáveis.

Para o ano há mais!...

Humberto Rocha

Para ver o filme click: https://youtu.be/Yv9k3A7GbBE


Sem comentários:

Enviar um comentário