24 de junho de 2018



SENHORES PRESIDENTES DA JUNTA E DA CÂMARA:
É TEMPO DE TENTAR PÔR COBRO A ACIDENTES, TÃO FREQUENTES,
NO CRUZAMENTO DAS RUAS JOÃO DAS REGRAS COM PEDRO NUNES


Nem está em causa o haver ou não haver sinalização no local, pois ela existe: o stop e a sinalização horizontal.
No entanto continua a haver demasiados acidentes naquele cruzamento, tornando-o num “ponto negro” da circulação rodoviária. Logo, há que alterar alguma coisa que possa inverter essa tendência.
Ontem, dia 12 de Maio, houve mais um sinistro.


“O conceito de “ponto negro” é um local onde, tendo em conta as suas características, ocorrem mais acidentes do que o esperado”.


É verdade que os condutores têm de ter cuidado e respeitar a sinalização! Mas também é verdade que com sinalização adequada tudo melhora.


1. A Rua João das Regras é uma recta 3 vezes mais longa que a Rua Pedro Nunes e sem obstáculos, com verdadeira sensação de continuidade. A Pedro Nunes, mais curta, apresenta, bem visível, um obstáculo, a vedação da A25. Logo, parece mais lógico que a prioridade fosse da R. João das Regras, bastando mudar os sinais.


2. A sinalização horizontal que lá existe (com séries de 2 traços contíguos e depois um espaço longo para as seguintes 2 linhas) não é a mais eficaz. Poderia ser melhorada, utilizando a regra mais usual, de começar com traços mais afastados, cujas distâncias vão diminuindo à medida que se aproximam do cruzamento, incutindo no condutor a sensação de perigo. Melhor ainda, se nesta técnica fossem pintados os traços horizontais com alguma altura (lombas baixas) que são perfeitamente perceptíveis no volante e na oscilação do veículo.


3. Temos um exemplo positivo, bem evidente, no cruzamento da Alameda Prior Sardo com a Rua Gago Coutinho, em que havia acidentes todas as semanas e após a colocação da sinalização horizontal correcta, praticamente, deixou de haver sinistros. Juntamos uma foto esclarecedora.


Senhores Presidentes da Junta de Freguesia e da Câmara defendam os direitos dos residentes e dos visitantes da nossa Gafanha da Nazaré.


HRocha

Sem comentários:

Enviar um comentário